https://www.traditionrolex.com/41

Verdelhos

A freguesia de Verdelhos é constituída pelos lugares de Barreiros, Cova, Sarnadas e Verdelhos. Encontra-se localizada a cerca de 15kms da sede do concelho, no seu extremo norte, entre os montes do vale do rio Beijames (cuja nascente se encontra a 9 km em direção a poente, ou seja, oeste).

Economicamente, destacam-se as atividades inerentes ao sector primário. A cultura do milho, da batata e do feijão são reinantes. A criação de espécies bovinas e caprinas também predominam sendo ainda encontrada alguma atividade industrial (carpintaria e serralharia).

Toponimicamente, Verdelhos encontra a sua origem na cor verde, talvez derivado do facto de abundarem matas e florestas nas suas redondezas aquando da sua fundação (especulada na época luso-romana, devido a vestígios arquitetónicos pertencente a um castro terem sido encontrados na freguesia).

Património

A igreja paroquial, dedicada a São Pedro, é o maior bem patrimonial da freguesia de Verdelhos, não se sabe quando foi construída, já que o documento mais antigo data apenas de 1804.

A capela de São Romão encontra-se a dois quilómetros da povoação, tendo sido erguida de forma a servir de barreira à passagem de cães para a sede da freguesia, já que nessa altura grassava uma peste terrível. Ainda uma referência para a capela de Santo António, edificada junto ao cemitério e datando de 1760. Muito antiga é a ponte sobre o rio Beijames.

Património Cultural e Edificado: Igreja matriz, capela de Santo António, capela de São Romão, fonte das Duas Bicas, ponte sobre o rio Beijames, fonte do Outeiro e moinhos de água.

Outros locais de interesse turístico: Lugares paisagísticos e margens do rio Beijames.