https://www.traditionrolex.com/41

União de Freguesias Teixoso e Sarzedo

Teixoso

Situada nas abas da Serra da Estrela, a freguesia de Teixoso encontra-se a cerca de 8 Km da sede do concelho. É constituída pelo núcleo da vila e suas anexas: Borralheira, Terlamonte, Gibaltar e Atalaia.
Define-se como um estreito elo de ligação entre os concelhos da Covilhã e Belmonte.
O povoamento da freguesia começou na época romana. Alguns vestígios desse período foram encontrados há alguns anos no território. Responsável pelo seu repovoamento, depois das algariadas mouriscas, foi D. Sancho I, que em 1186 doou estas terras à Covilhã. Teixoso é referido nas Inquirições de 1396 sob o nome de Teixuso, um topónimo que tem sentido geográfico e que vem da palavra teixo.
O grande número de teixos existentes outrora nesta região deu origem ao nome da vila, sendo o teixo uma árvore frondosa que existiu numa das entradas principais da povoação, conservando-se actualmente, um exemplar na Quinta de São João.
Em termos administrativos a freguesia foi elevada a vila em 8 de Março de 1928, graças ao desenvolvimento até então alcançado.
Quanto à instituição paroquial, terá ocorrido por volta do século XIII.

Sarzedo

Foi uma freguesia portuguesa do concelho da Covilhã, com 11,07 km² de área e 130 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 11,7 hab/km².

Foi sede de um pequeno município extinto em 1836. Era composto apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 430 habitantes. Esteve incorporado no concelho de Valhelhas entre 1836 e 1855.

Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Teixoso, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Teixoso e Sarzedo

Património

Outros locais de interesse turístico