Rota Caminhos de Santiago

No concelho da Covilhã passa um importante caminho de que se serviam os peregrinos vindos do sul, ou de Castela, para depois seguirem para a Guarda, Trancoso, podendo depois optar por seguirem em direção ao designado “Caminho Português” ou “Via de la Plata”. O “Caminho de Santiago no Concelho da Covilhã”, percurso do secular é um itinerário de dificuldade média, ao longo de cerca de 13 quilómetros, desde o Ferro (Pedra do Adufe) até Peraboa (Capela do Divino Espírito Santo), onde se respira natureza, história e hospitalidade, encontra-se devidamente sinalizado e em boas condições de segurança. Com esta caminhada é possível dar início à peregrinação jacobeia para aqueles que assim o pretendam, sendo-lhes fornecida a Credencial do Peregrino, e que obrigatoriamente terão de fazer, para além deste percurso, um mínimo de 100 quilómetros a pé terminando em Santiago de Compostela.

O Município da Covilhã acolhe assim os peregrinos de Santiago, desejando-lhes uma excelente viagem no “caminho do bem-aventurado”.
Para este percurso aconselha-se o uso de calçado e roupa confortável; boné ou chapéu; o transporte de água, barras de cereais e frutos secos, importantes para evitar a desidratação, falta de energia, cãibras e tonturas.

Para mais informação: cultura@cm-covilha.pt, museus@cm-covilha.pt, juntadoferro@gmail.com, juntaperaboa@sapo.pt.