Mobilidade Urbana

"Covilhã. Uma cidade que apaixona"

Transporte Urbano

De forma a responder às necessidades de mobilidade, este serviço visa articular as deslocações de proximidade das populações dos bairros, com o sistema de transporte público, de modo a facilitar as deslocações a todos os cidadãos no interior dos bairros e entre o bairro e o centro da cidade, o Hospital os diferentes Polos Universitários e outros locais da cidade.

Covibus: www.covibus.com - Telefone: +351 275 098 097 | 919 920 770


Taxi

Para quem visita a cidade sem automóvel próprio, a melhor solução para ir de um lugar ao outro pode ser mesmo a recurso a um táxi.
A o turista ou viajante tem ao dispor vários locais onde pode apanhar um táxi:
• No centro da cidade
• Largo da Estação
• Junto ao Hospital da Cova da Beira
• Junto ao Tribunal
• Central de camionagem

: - Telefone: +351 275 323 653


Ponte Pedonal da Carpinteira

A Ponte sobre a ribeira da Carpinteira é uma das maiores pontes pedonais em Portugal: 52m de altura (como um edifício de 17 andares), O desenho sinuoso e segmentado da ponte irrompe por sobre o vale, a uma distância de cerca de 220m de comprimento e 4,40m de largura. Esta ponte, pensada para caminhadas e ciclismo, foi construída sobre o vale da Carpinteira e as colinas de granito do fluxo do rio, ladeada pelas fachadas de fábricas vazias e terraços de granito das Râmolas de Sol, antigas áreas de secagem de lã que, pela altura da ponte hoje proporciona uma melhor observação. A tensa geometria do seu desenho interfere também com a orientação visual e com a perceção das alturas dominantes da Serra da Estrela, por um lado, e da vastidão da Cova da Beira, por outro lado. É por tudo isto considerada como uma das pontes pedonais mais impressionantes em Portugal. A sua construção permitiu, ainda, juntamente com os elevadores do jardim unir o tradicional bairro operário dos Penedos Altos ao Jardim Municipal no centro da cidade, ao mesmo temo que reduz em cerca de 30 minutos o antigo trajeto.

Município da Covilhã: www.cm-covilha.pt - Telefone: +351 275 300 600


Elevadores do Jardim

Estes dois elevadores construídos em patamares completam o recurso entre os Penedos Altos e o Jardim pela Ponte Pedonal.
Os seus utentes, para que subam da Rua Marquês d´Ávila e Bolama até ao Jardim Municipal têm de o fazer por duas etapas. Estes elevadores, com as frentes em vidro permitem uma espetacular vista sobre a montanha e sobre a ribeira da Carpinteira.

Município da Covilhã: www.cm-covilha.pt - Telefone: +351 275 330 600


Elevador de Santo André

Um dos principais objetivos foi o de facilitar o acesso pedonal da zona da UBI à zona antiga da cidade. Permitir, de forma gratuita, colmatar os 90 metros e os 162 degraus das Escadas de Stº André, que separam a Rua Marquês d´Ávila e Bolama, artéria principal que atravessa toda a cidade, da Praça Municipal encostada às antigas muralhas da cidade.

Município da Covilhã: www.cm-covilha.pt - Telefone: +351 275 330 600


Elevador da Goldra

Para completar a mobilidade podem recorrer ainda ao elevador da Goldra todos os que pretendem deslocar-se à Biblioteca Central ou ao Polo I da Universidade da Beira Interior, na Rua Marquês D´Ávila e Bolama, estacionando os seus veículos na zona de parqueamento gratuito do Parque da Goldra.

Município da Covilhã: www.cm-covilha.pt - Telefone: +351 275 330 600


Funicular de São João

Do plano de mobilidade da cidade faz parte outro importante meio de deslocação gratuita, o Funicular de São João, que para além de proporcionar uma esplêndida vista sobre parte da Cova da Beira, aproxima, a zona de outro bairro tradicional da Covilhã, o Bairro do Rodrigo ao Largo de São João de Malta.

Município da Covilhã: www.cm-covilha.pt - Telefone: +351 275 330 600


Estacionamento

Estacionamento