https://www.traditionrolex.com/41

S. Jorge da Beira

São Jorge da Beira, freguesia situada no extremo sudoeste do concelho, é a povoação mais distante da respetiva sede, a cerca de trinta e nove quilómetros, é composta pelos lugares de Panasqueira, Cambões, Vale da Cerdeira e Casal de Santa Teresinha. Estende-se a freguesia, por uma área que se aproxima dos vinte e cinco quilómetros quadrados.

A freguesia de São Jorge da Beira (antigamente denominada Cebola) espraia-se na vertente da serra do Picoto de Cebola. Desconhecemos as origens de São Jorge da Beira. No entanto, pensa-se ser uma povoação antiga. Uma terra de pastores, carvoeiros, ferreiros. Terá servido de entreposto comercial de segunda categoria às rotas comerciais que pela Serra de Cebola passavam (Rota da Lã, Rota do Sal, Carvão…).

Até 27 de Abril de 1887, São Jorge da Beira pertenceu, como simples lugar, à freguesia de Casegas. Os seus moradores, nessa data, pediram a desanexação e a constituição de freguesia independente. Assim aconteceu, “visto a freguesia de Cebola ter mais do que o número de habitantes exigidos por lei para a renovação dos cargos paroquiais”. Cebola, porque era esse, na época, o nome da freguesia.

Em 21 de Outubro de 1960, passou então a denominar-se São Jorge da Beira.

Património

Igreja de S. Jorge (matriz)

Capelas de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Guia (com respetivo parque)

Cruzeiros

Moinhos de água

Minas da Panasqueira

Parque de Merendas do Betourel