PR13 CVL – Rota do Granito

PR13 CVL – Rota do Granito

Este percurso de dificuldade média, irá guiá-lo na descoberta de paisagens e formas únicas que desde tempos imemoriais foram a companhia dos pastores.
Em pleno coração da Serra da Estrela, a cerca de 1500m de altitude, as Penhas da Saúde encontram-se envolvidas por fauna e flora de suster a respiração. O seu encanto não se esgota no manto branco que invade o horizonte nos meses de inverno… com o degelo das neves em meados de abril, surgem novas cores na paisagem, tonalidades únicas imperdíveis para quem quer sentir a natureza.
É aqui, na aldeia turística das Penhas da Saúde que encontramos estes trilhos de blocos graníticos. Tirando partido da riqueza geológica do local, este percurso circular, de dificuldade média, surpreende pelas formas que rodeiam o visitante enquanto percorre os trilhos de pastoreio e explora as suas amplas vistas, em particular o Covão do Teixo, no lugar do Curral do Vento, e sobre a Cova da Beira, a partir do Alto das Capinhas.

Este percurso circular conta a história destes planaltos, onde é possível contemplar a montanha, através do silêncio que só a natureza permite. A Pedra do Urso e a Lapa do Esgalhado são outros dois elementos de referência que pode encontrar durante o trajeto.

TIPO DE PERCURSO: circular | EXTENSÃO APROXIMADA: 8,8 Km | PONTO DE PARTIDA E CHEGADA: Penhas da Saúde

PDF do percurso