O Programa “Descobrir a Covilhã” permite a realização de visitas guiadas, gratuitas, pelas zonas históricas da cidade para grupos com mais de 10 pessoas.
É uma actividade dinamizada pelos técnicos do Museu de Arte Sacra que tem como objectivo principal, a promoção e a valorização do património cultural edificado, das tradições e sabores locais.
A Covilhã é uma cidade com história. D. Sancho concedeu-lhe o primeiro foral em 1186 tornando-a sede de um vasto termo que viria a estar na origem da província da Beira Baixa. Tornou-se conhecida pela produção de Lanifícios mas também pelo papel desempenhado pelos seus filhos. Aqui nasceram navegadores e cosmógrafos como Pêro da Covilhã, os irmãos Francisco e Ruy Faleiro, ou o mestre José Vizinho. Aqui nasceram Homens das letras e das artes como Frei Heitor Pinto, Eduardo Malta, COsta Camelo ou António Alçada Baptista.
Estas visitas devem ser marcadas com 48 horas de antecedência e são organizadas de acordo com os interesses de cada grupo, podendo resultar entre outros nos seguintes itinerários:
– Covilhã Medieval
– Rota das Igrejas
– Percurso genérico do centro histórico
– Rota azul e branca (azulejos)
– Em busca dos símbolos perdidos
Mais Informações e Marcações:
- +351 275 334 457
- museus@cm-covilha.pt