PR18 CVL – Rota do Saltipilha
O percurso proposto desenvolve-se em grande parte ao longo daquilo que foi uma via férrea para vagonetes, destinadas a transportar o material geológico extraído de diferentes galerias, até às lavarias.
A escassas centenas de metros daqui ocorreu, em finais do século XIX, a descoberta das jazidas de volfrâmio da Panasqueira e a subsequente criação do Couto Mineiro da Panasqueira. Desde essa data, e até aos nossos dias, a mineração tem sido uma atividade constante, o que significa que muitas gerações se sucederam no trabalho mineiro. Em muitas famílias locais, os atuais mineiros são filhos e netos de mineiros. Mais de um século destas vivências, apesar de terem conhecido diferentes ciclos de expansão e retração,tiveram a capacidade de criar uma história e realidade social ímpares.
A permanência de uma população que chegou a contar com milhares de habitantes, numa área tão isolada, fez desenvolver um forte espírito associativo e comunitário, a nível desportivo, cultural e recreativo. No terreno permanecem ainda testemunhos materiais dessa realidade, como os bairros operários, a piscina e o cinema.
TIPO DE PERCURSO: linear| EXTENSÃO APROXIMADA: 3,9 Km | PONTO DE PARTIDA E CHEGADA: S.Jorge da Beira – Minas da Panasqueira