https://www.traditionrolex.com/41

Unhais da Serra

Unhais da Serra, chamada por uns “A Pérola da Beira” por outros a “Sintra da Covilhã”, a 23 Km da sua sede de concelho, encontra-se situada num vale cavado nos granitos da Estrela por glaciares, inicia-se no planalto da Torre aos 1991 metros de altitude, vendo o seu desfecho a uma altitude de 500 metros no lugar das Taliscas.

Situada na falda da Serra da Estrela, a antiga freguesia de Santo Aleixo fora priorado da apresentação da Sé da Guarda. Compõem-na atualmente os seguintes lugares: Terça, Terra da Senhora, Unhais da Serra e Várzea.

O seu povoamento, embora a documentação não seja abundante, remonta a épocas proto e pré-históricas. Procedendo ao aproveitamento das alcantiladas penedias que envolvem o melhor da freguesia – o seu fértil vale, as mais antigas populações aqui terão construído um primitivo castro, o qual certamente terá sido romanizado. O próprio topónimo Unhais significa povoação velha por excelência. E o acondicionamento espacial da freguesia poderá mesmo estar na origem da persistência toponímica. Escondida entre as grandes dobras da Serra da Estrela, seria natural que aqui se conservasse sempre população. Um vale fértil, onde se encontram variadas nascentes de águas termais, favorecendo a comodidade fixacional, viria a ser explorado aquando da chegada da civilização romana à Península Ibérica.

Existem várias nascentes que, espalhadas pela Vila, brotam violenta e abundantemente por grande parte do vale de Unhais da Serra; tem também uma nascente de águas férreas.

 

A Norte de Unhais da Serra situa-se a Estância Termal e Climática, cujas águas correm a 36.000 litros/hora com uma temperatura de 37º, sendo terapeuticamente indicadas para doenças dos aparelhos circulatório e respiratório, para o reumatismo e doenças de pele. Estas águas têm como principais propriedades serem moderadamente mineralizadas com reação alcalina; bicarbonatas, sódicas, fluoretadas, sulfídricas e sulfatadas.

 

Unhais da Serra viveu a sua grande época turístico termal nos finais do século XIX e princípios do século XX, sendo na altura conhecida como “Pérola da Beira” ou “Sintra da Covilhã”. A conversão da residência do Conde da Covilhã, pelo próprio, no Grande Hotel de Unhais da Serra tendo anexo o “Casino”, com espaçosos salões de dança, bilhares, jogos de vaza e buffets. Contribuiu para o fortalecimento do turismo local, vocacionado na altura para a classe relativamente numerosa de proprietários e industriais têxteis da região.

 

Atualmente, Unhais da Serra continua a ser considerada uma excelente Vila termal trazendo todos os anos a Unhais da Serra centenas de turistas. Para além das termas existem outros locais, que pela sua beleza natural despertam o interesse dos turistas.

Património

Igreja de Santo Aleixo (matriz)

Capela da Senhora da Saúde

Castro do Alto de Aboaça

Miradouro do Cruzeiro

Trechos da ribeira de Alforfa e do Malhão da Estrela (Torre)

Covão do Ferro

Moinho Movido a Água no Ribeiro dos Portos

Cruzeiro