https://www.traditionrolex.com/41

Paul

Sabemos que o nome Paul vem, ou melhor, deve-se ao facto de, na antiguidade existirem no Paul numerosos “cantanospauis“.

A 24 Km da Sede de concelho, na vertente Sul da Serra da Estrela, o Paul é uma das mais históricas e tradicionais freguesias do concelho da Covilhã.

Situa-se na margem esquerda da ribeira da Caia, afluente do rio Zêzere que muito contribui para a fertilidade das suas terras.

É constituída pelos lugares de Paul e de Taliscas.

O vale do Paul rico em recursos hídricos está localizado no sopé da Serra da Estrela, cujo acesso é possível por alguns percursos pedestre. A topografia e hidrologia naturais são manifestamente uma mais valia para que no âmbito do lazer ofereça condições ímpares para a fuga ao stress do quotidiano.

Adultos e crianças usufruem de uma oferta diversificada de opções desde a piscina natural rasgada nas fragas, os açudes, os olhos de água, a praia fluvial, complementadas com pesca desportiva e canoagem

Na vila do Paul destacam-se alguns monumentos não só pelo seu cariz histórico e antigo, mas também pela sua majestosidade e magnitude.

Igreja Matriz

Este templo de característica barroca tem no seu interior um riquíssimo tecto apainelado de pintura da arte italiana, invocando Nossa senhora da Anunciação, padroeira da mesma e da vila, sendo considerado por especialistas o maior quadro pintado existente em Portugal. Dos cinco altares, três evidenciam-se pela sua riquíssima talha dourada com fino ornamento, alem das antigas e belas imagens litúrgicas ai implantadas.

Santuário

Aquando das Invasões Francesas, diz a promessa, que se o Paul não sofresse qualquer dano, construiriam uma ermida no cimo do Monte da Fonte Santa e nos tempos vindouros durante o priorado do Padre José Santiago incentivou-se a população para a criação de uma comissão para a realização da grande obra que teria como resultado o importante e imponente Santuário em honra da Nossa Senhora das Dores.

O Santuário erguido em 1954 é de acordo com os cronistas, um dos mais belos de Portugal. A sua imponente escadaria, ladeada pelas doze capelinhas cada uma representando uma etapa da vida de Cristo, com figuras em tamanho natural, culmina no templo, tornando-o um local de peregrinação.

Integra o conjunto um Centro Apostólico com grande capacidade para formação espiritual, pastoral e sócio-cultural.

A Vila do Paul tem ainda um belo cruzeiro rodeado por um pequeno jardim, o chafariz da praça (onde vão raparigas com graça encher o pucarinho), a povoação ia abastecer-se de água assim como os animais podiam saciar a sede. São ainda visíveis outros onde se colocavam quadras em azulejo.