https://www.traditionrolex.com/41

Ferro

Situado a Sudoeste do concelho e perto da margem esquerda do rio Zêzere, a freguesia de Ferro encontra-se a cerca de onze quilómetros da Covilhã. É composta pelos lugares de Freixo, Lameiras, Madeira, Monte Serrano, Penedia, Rasas, Ribeiro do Moinho, Semaria, Sítio do Marujo, Sítio da Póvoa, Sítio do Ribeiro de Linhares e Souto Alto.

O Ferro é limitado a Norte por parte da freguesia de Caria, separada do Ferro pela ribeira do mesmo nome, e também pelo rio Zêzere, que serve de limite natural entre esta freguesia e a da Boidobra. A Sul confina com as terras de Peroviseu, a Este é limitada pelas freguesias de Peraboa e Peroviseu, a Oeste confronta com as freguesias do Tortosendo e Alcaria.

O povoamento desta freguesia ascende à época romana, uma vez que terá sido mesmo este povo que deu nome à povoação, através da palavra latina Ferrum. Sabe-se como os romanos, nas terras que conquistavam, aproveitavam os recursos minerais do subsolo, e sabe-se também a riqueza desta região nessa matéria.

Em termos patrimoniais, uma referência inicial para a Igreja Matriz, de características barrocas, construída no século XVIII, destacando-se no seu interior os altares em talha dourada e o retábulo do Sacrário. Os altares existentes são dedicados a Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário.

Quanto à capela do Espírito Santo, mantém grande parte dos seus elementos originais, tendo sido construída no século XVI e tendo pertencido à Ordem de Santiago.

A capela do Sagrado Coração de Maria, oitocentista, encontra-se nos arredores da povoação, possuindo uma singela arquitectura, que a torna mais bela.

Assim, não será de espantar que o topónimo tenha exatamente a ver com essa realidade da freguesia.