Roteiros e Trilhos pela Serra

“Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.” (Álvaro de Campos)

Inicie a sua caminhada no Visit Covilhã!

Se gosta de caminhar, e do contacto com a natureza, neste site, terá a oportunidade de encontrar, alguma a informação necessária, para a iniciação e prática desta atividade. Aqui poderá saber o que são Caminhadas, Passeios Pedestres, Pedestrianismo e um pouco da sua historia. Indicaremos também o material e equipamento necessário para a sua pratica. Aconselhamos ainda alguns locais, onde se pode praticar estas atividades. Lembramos, ainda, que para a prática de desportos na natureza, é necessário ter-se em conta que existem algumas regras, como tal sugerimos, algumas recomendações.

Caminhada

Conhecido por muitos como, passeios pedestres, pedestrianismo ou ainda por trekking, é uma atividade praticada ao ar livre, e ao mesmo tempo, um desporto de natureza, não competitivo nem agressivo.É uma modalidade que poder e deve ser praticada em grupo, em família, e por pessoas de todas as idades. Para se praticar, não requer um equipamento sofisticado, nem material técnico. Não requer conhecimentos de cartografia ou orientação, caso se pratique em grupo acompanhado por um guia, conhecedor da área, onde esta atividade se desenrole. É muito aconselhável, pois é um bom depressivo para combater o stress quotidiano da atual sociedade, e ao mesmo tempo possibilita manter-se ativo e saudável. Caminhar, contribui ainda para o conhecimento e a sensibilização do meio ambiente, promovendo e a ao mesmo tempo a proteção e a defesa da Natureza. Estimula a observação e interesse por lugares, do nosso património histórico, do meio natural, e rural através da observação da fauna e da flora. Fomenta a amizade e o conhecimento cultural, através das suas gentes, costumes e tradições.

Cuidados e conselhos 

Onde praticar

Para praticar esta atividade, só tem que se deslocar com mais alguns amigos ou familiares para zonas naturais ou espaços rurais, ou participar em eventos desta natureza que decorrem todo o ano em todo o PNSE, serra da Estrela, só tem que estar atento aos Média, ou então procura na Internet, por atividades deste tipo, como por exemplo (Passeios Pedestres, Caminhadas, Percursos Pedestres ou Pedestrianismo).

Para que não desanimem, aqui encontram alguns lugares onde se pode praticar esta atividade.