Inicie a sua caminhada no Visit Covilhã!
Se gosta de caminhar, e do contacto com a natureza, neste site, terá a oportunidade de encontrar, alguma a informação necessária, para a iniciação e prática desta atividade. Aqui poderá saber o que são Caminhadas, Passeios Pedestres, Pedestrianismo e um pouco da sua historia. Indicaremos também o material e equipamento necessário para a sua pratica. Aconselhamos ainda alguns locais, onde se pode praticar estas atividades. Lembramos, ainda, que para a prática de desportos na natureza, é necessário ter-se em conta que existem algumas regras, como tal sugerimos, algumas recomendações.
Caminhada
Conhecido por muitos como passeios pedestres, pedestrianismo ou ainda por trekking, é uma atividade praticada ao ar livre, e ao mesmo tempo, um desporto de natureza, não competitivo nem agressivo.É uma modalidade que poder e deve ser praticada em grupo, em família, e por pessoas de todas as idades. Para se praticar, não requer um equipamento sofisticado, nem material técnico. Não requer conhecimentos de cartografia ou orientação, caso se pratique em grupo acompanhado por um guia, conhecedor da área, onde esta atividade se desenrole. É muito aconselhável, pois é um bom depressivo para combater o stress quotidiano da atual sociedade, e ao mesmo tempo possibilita manter-se ativo e saudável. Caminhar, contribui ainda para o conhecimento e a sensibilização do meio ambiente, promovendo e a ao mesmo tempo a proteção e a defesa da Natureza. Estimula a observação e interesse por lugares, do nosso património histórico, do meio natural, e rural através da observação da fauna e da flora. Fomenta a amizade e o conhecimento cultural, através das suas gentes, costumes e tradições.
Cuidados e conselhos
- Nunca parta sozinho para um percurso, caminhar sempre com um ou mais companheiros.
- Respeita as normas em vigor nas Áreas Protegidas.
- Consulta a documentação escrita e mapas referente ao percurso, aconselhamos o mapa Turístico do Parque Natural da Serra da Estrela.
- Prepara o equipamento necessário e arrume a mochila.
- Informa-te acerca da previsão meteorológica.
- Verifica a hora da partida, confirmando que pode terminar o percurso antes do cair da noite.
- Seguir sempre que possível pelos caminhos e trilhos, evitando, o corta-mato, pois este incrementa a erosão e destrói o coberto vegetal.
- Ao atravessar, cancelas ou portões, deve deixa-los como os encontrou.
- Não degrade a vegetação, nem mesmo colher uma flor.
- Não abandone vidros, plásticos, latas ou quaisquer outros resíduos, guarde-os consigo e deposite-os nos locais apropriados.
- Ao acampar, escolhe sempre locais indicados para esse fim.
- Não fazer fogueiras fora dos locais apropriados e autorizados para esse fim.
- Nunca abandonar um fogo sem que as brasas estejam extintas e as cinzas dispersas.
- Retroceder será uma prova de prudência, isso poderá ser necessário sempre que o estado do tempo se deteriore ou surjam nevoeiros.
- No final, “Não deixes mais do que pegadas, não tires mais que fotografias”
Veja se há risco de incêndio
Onde praticar
Para praticar esta atividade, só tem que se deslocar com mais alguns amigos ou familiares para zonas naturais ou espaços rurais, ou participar em eventos desta natureza que decorrem todo o ano em todo o PNSE, serra da Estrela, só tem que estar atento aos Média, ou então procura na Internet, por atividades deste tipo, como por exemplo (Passeios Pedestres, Caminhadas, Percursos Pedestres ou Pedestrianismo).
Para que não desanimem, aqui encontram alguns lugares onde se pode praticar esta atividade.