Porquê a Covilhã?

Descubra um museu a céu aberto...

Localizada no Interior de Portugal, a Covilhã é uma cidade de montanha, com alicerces sólidos assentes na tradição e na modernidade, na indústria da lã, no conhecimento, na inovação e no lazer.

As suas ruas estreitas oferecem e contam a história de Pêro da Covilhã, diplomata e explorador fundamental na descoberta do caminho marítimo para a Índia, da grande Comunidade Judaica que outrora aqui se instalou, da pujante indústria dos lanifícios que lhe valeu o epíteto de “Manchester portuguesa”, apresentando ainda um dos mais vastos e diversificados acervos de arte urbana do mundo.

Sempre com a Serra da Estrela como cenário, as vilas e aldeias circundantes deslumbram pelas paisagens e experiências únicas que o património natural deste concelho proporciona, aliado à qualidade da hotelaria, da restauração, dos equipamentos culturais e desportivos.

Dinâmica, cosmopolita e aberta ao mundo, a Covilhã acolhe de braços abertos todos os que a visitam.

Está a pensar fazer uma visita à Covilhã, tenciona saber mais sobre a cidade com portas abertas para a Serra da Estrela? A boa comida e o seu Centro Histórico convidam-no para um ótimo passeio pelo centro da cidade, em qualquer altura do ano.

Começando no centro da cidade, faça uma visita guiada pelo centro histórico e descubra um museu a céu aberto, com mais de 20 obras de arte urbana.

Faça uma pausa num dos cafés da cidade onde se pode deliciar com uma cavaca, doce típico da Covilhã, com uma saborosa sandes de queijo da serra ou um característico pastel de molho.

Siga em direção ao Jardim Público, aproveite para tirar algumas fotografias com a Cova da Beira como pano de fundo. Utilizando os elevadores do jardim desça até a Ponte da Carpinteira, desenhada pelo prestigiado arquiteto Carrilho da Graça, galardoada com vários prémios de design. A revista Travel + Leisure classificou-a como um dos locais de design mais interessantes do mundo! Uma vez lá, poderá ver uma antiga fábrica de lanifícios, agora aberta ao público e transformada em espaço de promoção, criatividade, inovação e empreendedorismo, através da concretização de ideias, produtos e iniciativas de vários artistas e artesãos locais. O New Hand Lab transformou-se num espaço de promoção e divulgação dos recursos endógenos mais criativos que promovem a Covilhã e a Serra da Estrela no país e no mundo.