Trilho do Viriato

ROTA DAS 25 LAGOAS

Junto ao ponto mais alto de Portugal Continental, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a natureza oferece um conjunto único de lagoas.

Geralmente de origem glaciária, as 25 Lagoas permitem criar trilhos pedestres originais, próprios para as épocas quentes de Verão.

A Região de Turismo da Serra da Estrela aconselha aos menos experientes a aquisição da Carta Turística (1:50.000) do Parque Natural da Serra da Estrela, bem como o contato com guias que permitam percorrer os trilhos com maior orientação.

Trilho do Viriato

Duração:3h Distância:7km

Parta das Penhas da Saúde, aldeia de montanha a 1500m de altitude. Siga pela estrada até ao Lago Viriato cujas águas abastecem a cidade da Covilhã. Continue a subir pela EN339, passando o cruzamento para Manteigas, até encontrar em baixo à sua direita, a Nave de Santo António (1550m). A Nave é uma planície arenosa que em tempos terá sido lagoa glaciária. Extenso cervunal semeado de blocos arredondados e de rochas aborregadas constitui, no Verão, um manto de verdura onde apascenta o gado. Continuando pela estrada até encontrar, à esquerda, a Barragem do Covão do Ferro, também conhecida por Barragem do Padre Alfredo. Junto à Barragem parte o caminho que sobe a encosta até à nascente do Terroeiro, no lado de Unhais, entre piornais, urzes e amontoados de pedras que rolaram da vertente e por entre as quais se ouve o correr das águas. Continue em lacetes até encontrar uma passagem estreita entre as fragas que se destacam. Surge então uma vertente suave com um caminho de traçado apropriado à passagem das vacas, ovelhas e cabras que, durante o Verão, ainda vêm de Unhais pastar para o planalto. À direita, a vista sobre o Covão do Ferro, a Nave de Santo António e as Penhas da Saúde deleita-nos. Mais ou menos 500 metros mais à frente, do lado esquerdo, podemos avistar Unhais da Serra e mais longe as montanhas xistosas da Lousã que maravilham o nosso olhar. Continuando entre zimbrais e cervunais, sem caminho marcado. Siga para Norte até chegar à Torre a 1993m de altitude.