https://www.traditionrolex.com/41

Barco e Coutada

BARCO

A freguesia do Barco situa-se a 20 Km da sede do concelho e encontra-se encaixada entre a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha, junto ao rio Zêzere, no extremo sudeste de Castelo Branco e no seu limite com o concelho de Fundão.

Aldeia bucólica com uma esplêndida paisagem, que se estende ao longo da margem Norte do Rio Zêzere foi durante muitos anos o ponto de travessia de pessoas e bens, entre margens do rio ganhando daí o seu nome.

No monte de Argemela, separado da povoação pelo rio Zêzere, encontram-se restos de três muros, que terão pertencido a um acampamento romano. Segundo a tradição, este acampamento teria sido construído por um procônsul romano para defesa contra o Viriato.

Aqui foram explorados volfrâmio e estanho, até há alguns anos atrás, atualmente, a sua extração encontra-se paralisada.

COUTADA

A Coutada situa-se a 20Km da Covilhã, no cimo dum morro de 430m.

A freguesia foi criada em 4 de agosto de 1984, formando o seu território através do desmembramento da freguesia do Barco.

A freguesia da Coutada está essencialmente rodeada de pinheiros e mato diverso o que não impede, no entanto que existam já algumas espécies selvagens em vias de extinção, tais como o javali e o lobo, bem como os coelhos.

O significado do nome da freguesia parece óbvio. Coutada, substantivo feminino, significa “terra defesa, cercada ou não, que gozava de certos privilégios”.

Património (Barco)

Igreja de S. Simão (matriz)

Duas capelas de S. Sebastião

Alminhas

Calvário

Fontes Velha e romana

Lagares de azeite

Casa mortuária

Vestígios castrejos do Cabeço dos Mouros e da fortaleza

Castro do Monte de Argemela

Praia fluvial (no rio Zêzere)