Lagoa Serrano e Covão do Boeiro

Lagoa Serrano e Covão do Boeiro

Neste Vale Glaciário propõem-se duas possibilidades que deixamos a cargo do visitante: percorrê-lo na totalidade pelo trilho e aproveitar toda a magnitude do trajeto ou fazer o percurso com um veículo todo-o-terreno, sendo possível uma caminhada ao longo do vale.

Percurso Pedestre: Duração: 3h30min Distância: 9km

Siga o trilho assinalado no mapa contornando as instalações da Torre pelas traseiras da Capela. Contorne o Poio da Estrela pela direita até chegar à Lagoa Serrano, passando a estrada de macadame que vai até à Estação de Esqui. Deslumbre-se com a fauna e flora existentes nos charcos e siga o curso de água pela direita, passando pelo Covão do Boeiro onde se encontra outra estrada de macadame que nos leva até à Lagoa do Covão do Meio (uma barragem que fornece água à população de Loriga). Com a garganta de Loriga à frente caminhe pelo passadiço, na parede rochosa e desça as escadas até à ribeira.

Atravesse o Covão da Nave e deixe-se levar até ao Covão da Areia continuando no trilho até Loriga. Se na descida encontramos afloramentos suaves e aplanados, na subida necessária observa-se um vale totalmente diferente com um grande número de rebordos abruptos resultantes do transporte do material rochoso pelo glaciar.

Percurso de Automóvel: Duração: 2h30mim Distância: 9km (4km pela estrada veículo todo-o-terreno até ao Covão do Meio onde o percurso é completado a pé pelo trilho pedestre durante 5km).

Saia da Torre pela estrada e vire à esquerda em direção a Seia. Percorra cerca de 3km nesta estrada, passando pela Estação de Esqui e entre na estrada de macadame que desce por entre rochas e calhaus. Continue até ao Covão do Meio onde a partir daí a caminhada se torna inevitável. Caminhe pelo passadiço na parede rochosa e desça as escadas até à ribeira. Atravesse o Covão da Nave e deixe-se levar até ao Covão da Areia continuando no trilho até Loriga.

Volte a fazer todo o percurso, agora em sentido inverso, por entre os rebordos abruptos resultantes do transporte do material rochoso pelo glaciar.