Visit Covilhã | Vem com tempo

"Tudo o que o visitante necessita na Covilhã... Encontre facilmente lugares, guias, direções, informação..."

PERCURSO DA LEVADA DO CONCELHO

Loading Map....

Data / Hora
13/09/2020
09:00 - 12:30

Localização
Paul

Categorias


Conversa&Caminhada com Geopark Estrela
PERCURSO DA LEVADA DO CONCELHO
PONTO DE ENCONTRO Largo do Mercado – Estacionamento em frente aos Bombeiros Voluntários do Paúl
Coordenadas: 40°12’09.9″N 7°38’12.4″W
EXTENSÃO 7km
DURAÇÃO 3h30
DIFICULDADE Média
Nº PARTICIPANTES 20
Participação gratuita com inscrição obrigatória através do email
info.demo.dispositivo@gmail.com ou pelo telefone 968610865
Actividade coberta por Seguro
É obrigatório o uso de máscara
Aconselha-se o público a trazer calçado confortável
Não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida
O percurso inicia-se na Casa-Museu Taberna Típica da Casa do Povo do Paul, onde se apresentam os modos de vida e elementos tradicionais da antiga aldeia do Paul. Entre estas características destaca-se a arquitectura tradicional, que aproveitava recursos da geologia envolvente como matéria-prima. As paredes eram construídas com os blocos graníticos rolados provenientes da ribeira da Caia e seu interstício preenchido com fragmentos de xisto, rocha mais abundante na envolvência.
Deixando a centro urbano, o percurso segue acompanhando a levada do Concelho, por áreas agrícolas. Ao longo do caminho, percebe-se a influência humana na composição da flora envolvente: em ambientes com maior actividade humana, predominam as espécies agrícolas e espécies exóticas invasoras. Por entre as vinhas, pomares e campos agrícolas diversos, pode-se avistar por exemplo a tintureira (Phytolacca americana), espécie originária da América do Norte. Já onde a vegetação ganha maior porte e densidade, observam-se também mimosas (Acacia sp.) e eucaliptos (Eucalyptus globulus).
À medida que nos distanciamos da vila, começa a predominar um ambiente florestal mais preservado, com predominância de espécies autóctones, como o amieiro (Alnus glutinosa), o freixo (Fraxinus angustifolia), o pilriteiro (Crataegus monogyna) e o sabugueiro (Sambucus nigra), e mesmo espécies com estatuto de proteção na Europa, nomeadamente a gilbardeira (Ruscus aculeatus).
Ao longo do percurso, que margeia a ribeira da Caia, passamos por uma enorme quantidade de poços naturais – como, por exemplo, a Piscina Natural do Paul, escavada no xisto pela força da água – e açudes feitos pelo homem, alguns destes construídos com técnicas tradicionais baseadas na justaposição de placas de xisto. O percurso tem fim na praia fluvial do Espelho d’água, a 500 metros do centro da vila, um espaço propício para um banho ou um piquenique.
Conversas & Caminhadas é um programa de actividades paralelas do projecto GUARDO NAS MÃOS MAIS DE MIL ANOS DE SABEDORIA, através das quais propomos criar uma aproximação do público ao processo criativo, ao mesmo tempo que proporcionamos, às comunidades locais e ao público, leituras renovadas de uma paisagem quotidiana.
APOIOS:
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes; Aldeias do Xisto – ADXTUR; Vila do Paul- Junta de Freguesia; Município da Covilhã ; Escola Básica nº 2 de Paúl; Estrela Geopark; Rewilding Portugal; Antena 2; CAPC Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Ponto de Vista; Turismo Centro de Portugal; Casa do Povo do Paul