Eventos

Não perca pitada...

Exposição EntreTECIDO

Loading Map....

Data / Hora
08/11/2023 - 06/01/2024
14:00 - 19:30

Localização
Teatro Municipal

Categorias


O Município e a cidade da Covilhã, membro da Rede Internacional de Cidades Criativas da UNESCO no campo do Design desde 2021, está prestes a realizar a segunda edição da COVILHÃ CREATIVE WEEK, de que faz parte uma exposição muito especial, intitulada “EntreTECIDO”, concebida e desenvolvida pelo Atelier Vasco Pinho.

Com um passado fortemente ligado à indústria têxtil, a Covilhã proporciona o cenário ideal para esta exploração criativa. Durante esta semana, de 8 a 14 de novembro, a Cidade torna-se um território de encontros onde designers, artistas, empresários e entusiastas da criatividade poderão partilhar ideias, aprender, criar e colaborar.

O tema da exposição “EntreTECIDO” é uma homenagem a esta nossa Cidade-Fábrica, tecida de criatividade e resiliência, e à Cidade-Universitária que também somos, tecida de conhecimento e inovação. A exposição, com duração estendida por dois meses, está ancorada nos princípios de sustentabilidade e reutilização de materiais. O design e a curadoria são da responsabilidade do Atelier Vasco Pinho, com o objetivo de promover designers locais, nascidos ou residentes no Concelho.
Para esta exposição, foram convidados os designers/artistas Ana Paula Almeida, Ana Rita de Albuquerque, Diogo Fernandes, Fátima Nina, Filipe Carriço, Gonçalo Duarte, Jorge Mendes, Luís da Cruz, Patrícia Casteleiro e Telmo Martins.

O projeto desta exposição baseia-se na criação de espaços singulares, onde se revelam identidades e trajetórias criativas, unidas pelo tecido que, de forma flexível e metafórica, simboliza a determinação coletiva em enaltecer o design, a arte, a criatividade e a história da “Manchester portuguesa”, a Covilhã.
A exposição é complementada com uma instalação artística criada na fachada do Teatro Municipal da Covilhã, composta por cordas de burel, destacando o compromisso da comunidade criativa com a preservação da tradição e a inovação sustentável.

Pode ser visitada até ao dia 06 de janeiro, de terça-feira a domingo, entre as 14:00 e as 19:30, no Teatro Municipal da Covilhã.