Visit Covilhã | Vem com tempo

"Tudo o que o visitante necessita na Covilhã... Encontre facilmente lugares, guias, direções, informação..."

Jornadas Europeias de Arqueologia

Map Unavailable

Data / Hora
18/06/2021 - 20/06/2021
10:00 - 18:00

Categorias


Nos próximos dias 18, 19 e 20 de junho, o Museu de Lanifícios da UBI associa-se à celebração das Jornadas Europeias de Arqueologia com um programa que visa a sensibilização da comunidade para a riqueza e diversidade do património arqueológico industrial da Covilhã e a valorização de casos de sucesso em intervenções arqueológicas já ocorridas nesta cidade.
Para isso, teremos como convidado especial o Professor Jorge Custódio, um dos eméritos investigadores da arqueologia e do património industrial do nosso país e, em particular, da Covilhã, que irá proporcionar uma Visita Guiada, aberta à comunidade, no dia 19 de junho, pelas 14h30, a quatro lugares com património arqueológico alvo de ações de preservação e de salvaguarda: a Tinturaria setecentista pombalina (séc. XVIII) na Real Fábrica de Panos, classificada em 1982 como Imóvel de Interesse Público; as estruturas arqueológicas e a caldeira a vapor De Naeyer & Cie., na Real Fábrica Veiga; a caldeira a vapor Babcock & Wilcox da Tinturaria Alçada, na Tinturaria – Galeria de Exposições; e as estruturas arqueológicas da Fábrica António Estrela, na New Hand Lab.
Além desta iniciativa, nestes três dias, também serão proporcionadas entradas livres às Reais Fábricas de Panos e Veiga e visitas guiadas gratuitas, às 11h e às 15h, com um percurso estimulante pelo tema “Da manufactura à Industrialização dos Lanifícios”. Neste horário, mas no dia 20 de junho, a arqueóloga Beatriz Correia conduzirá a atividade “Explorar a Real Fábrica de Panos”, dirigida especialmente às crianças, entre os 8 e os 14 anos.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o telefone 275241411 ou para o e-mail muslan@ubi.pt