Vale Formoso – Borralheira

Tipo: Pedestre Linear; Distância: 11,6 Km

Duração Média: 2h35m (pedestre) 1h00m (BTT)

A 22 Km da Covilhã situa-se a localidade de Vale Formoso, freguesia do Concelho da Covilhã, com cerca de 600 habitantes. É uma freguesia de povoamento antigo, remontando à Época Romana, conforme se pode ainda verificar nos restos de uma calçada que liga Vale Formoso à Torre Centum Cellum. Até 1949 a localidade era designada por Aldeia do Mato, passando a denominar-se mais tarde, em virtude do seu crescente desenvolvimento, por Vale Formoso.

A população residente tem como principais atividades a fruticultura, a construção civil e carpintaria, o artesanato e o pequeno comércio. Tratando-se de um povo de tradições religiosas e populares, realiza a sua festa anual da aldeia em meados de Agosto, em data a fixar em cada ano, em homenagem à sua padroeira Nossa Senhora da Saúde, numa capela no alto do monte. Como património cultural salienta-se a Igreja Matriz, o Forno Comunitário, janelas manuelinas e a Fonte Velha. Possui ainda um local de interesse turístico – o miradouro, de onde se pode apreciar toda a paisagem natural envolvente e as localidades limítrofes.

DESCRIÇÃO DO PERCURSO

Saindo deste local, a GRZ atravessa duas estradas de acesso a aldeias desta encosta antes de entrar na escola profissional da quinta da Lageosa. Mantendo a direção, o percurso aproxima-se agora da localidade de Orjais ainda antes de atravessar a EN 18 e passar para a margem esquerda do Zêzere. Deixando novamente o alcatrão e acompanhando o rio ao longo dos pomares atravessa-o novamente para encontrar o parque de Merendas da Borralheira de Orjais.