Trilho das Grandes Lagoas

ROTA DAS 25 LAGOAS

Para todo o tipo de rotas, percursos trilhos outros passeios é aconselhável o uso do mapa turístico do Parque Natural da Serra da Estrela

Trilho das Grandes Lagoas

Duração: 6h Distância :12km

Iniciamos este trilho na Barragem do Lagoacho – espelho de água de 480.000 m2, a 1425m de altitude. Tomamos o caminho que vai até à barragem do Vale do Rossim, pelo meio passamos pela barragem do Covão da Malhada. Junto à casa do guarda da EDP, siga a jusante da barragem, atravesse a ponte na Ribeira da Fervença, continue à esquerda por um caminho, ao longo da Ribeira da Malhada da Laginha, que sobe entre mato de sargaço, urzes, torgas e piorno, em direção aos três fragões das Penhas Douradas, que devem o seu nome à cor do sol poente. Atravesse a linha de água e suba a encosta que se encontra a 1631m.  Continue descendo a encosta e entre no Vale do Conde a 1590. Este pequeno vale glaciário é coberto por um imenso cervunal que, no Verão, alimenta o gado transumante do Sabugueiro. Em solos de turfa, esta associação vegetal, em que o cervum domina, é formada por espécies próprias de zonas frias.

Encontra-se em todo o planalto acima dos 1600m, entre rochedos, em profundos covões ou em extensos vales. Siga para montante ao longo da margem esquerda da Ribeira das Nateiras e atravessando para o outro lado pelas pedras, continue pelo cervunal até encontrar um caminho que, pela esquerda, o conduzirá a um enorme bloco de pedra denominado Lapão do Ronca. Junto desta pedra parte um caminho que segue ao longo da encosta através do Covão das Lapas e Vale da Barca situados à esquerda, com cervunais juncados de lapas (blocos erráticos), descendo para o Covão dos Conchos (1690m). Esta pequena barragem desvia as águas para a Barragem da Lagoa Comprida através de um túnel com 1519m de comprimento. Suba pelo caminho até uma área denominada de Charcos, a 1605m, um pequeno planalto semeado de charcos (lagoas glaciárias).

Siga pelo caminho onde encontrará, à esquerda, duas pequenas lagoas, de onde poderá visitar a Lagoa Comprida a 1580m de altitude, que ocupa um antigo glaciar com 1km de extensão. A barragem com 28m de altura é formada por três arcos de alvenaria de granito com 1200m de desenvolvimento. A albufeira tem capacidade de cerca de 12 milhões de m3 de água, e inunda uma área de 800.000m2. Aí desaguam dois túneis: o do Covão do Meio com 2354m, que desvia a água das encostas da Torre, e o do Covão dos Conchos com 1519m que desvia a água da Ribeira das Naves.

A partir da Lagoa Comprida, acompanhe a linha de água que vai ao Covão do Forno. Daqui, continue em direção à Lagoa Seca. Andando mais um pouco alcançará a Lagoa Redonda. Siga agora a linha de água e encontrará de novo a barragem do Lagoacho. Depois de contornar esta lagoa voltará ao ponto de partida junto ao paredão.