Grandes Rotas

Grande Rota do Zêzere – GRZ

O vale do Rio Zêzere é uma das unidades territoriais que compõem o território das Aldeias do Xisto e uma das áreas naturais de maior diversidade ambiental do país. A criação da GR33 GRZ- Grande Rota do Zêzere promove um contacto próximo com todo este património natural.

Os 370 Km de extensão da GRZ unem importantes marcas nacionais: Serra da Estrela, Aldeias do Xisto, Castelo de Bode e Rio Tejo. O percurso é multimodal, podendo ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua ou por troços. As 13 Estações Intermodais existentes ao longo do percurso permitem a fácil transição de uma modalidade para outra.

A GRZ percorre uma variedade de cenários, onde é possível apreciar a riqueza da fauna e flora da região, bem como a paisagem humanizada que se foi estabelecendo ao longo das suas margens. Natureza e cultura humana mesclam-se em matizes surpreendentes ao longo do trajeto, revelando um dos segredos mais bem escondidos de Portugal.

A rota divide-se em nove unidades coerentes, que refletem as características do rio e da sua envolvente.
O percurso foi projetado para ser multimodal, podendo ser feito a pé ou de bicicleta.

Ligação à página das aldeias de Xisto

Grande Rota das Aldeias Históricas – GR22

Natureza em estado selvagem. Castelos medievais. Lugares repletos de lendas, sabores e tradições. A pé ou de bicicleta siga a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal e descubra este magnífico traçado que, com cerca de 600km, une todas as 12 aldeias.

Sempre que se aventurar na GR22, aconselhamos a utilização de GPS. A GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal por etapas, num percurso circular de cerca de 600 quilómetros, possui o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, atribuído pela European Ramblers Association, uma certificação que destaca os melhores destinos de caminhada na Europa, através de critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionado ao utilizador, a qualidade do seu traçado, e a sua riqueza cultural e natural. Encontra-se igualmente homologada como Grande Travessia de BTT pela Federação Portuguesa de Ciclismo. A par da monumentalidade cultural, na GR22 também percorrerá alguns dos mais belos parques naturais e de Portugal, classificadas como Património Mundial da UNESCO: o Parque Natural do Douro Internacional e Parque Arqueológico do Vale do Côa, o Parque Natural do Tejo Internacional e o Parque Natural da Serra da Estrela. Desfrute ainda das praias fluviais, da tranquilidade e torne-se um conquistador de experiências inusitadas.

Ligação à página das aldeias históricas de Portugal