Parque Campismo do Tortosendo – Peso

Tipo: Pedestre Linear; Distância: 11,4 Km

Duração Média: 2h40m (pedestre) 1h00 (BTT)

A conhecida Ponte Pedrinha, da época romana, localizada na antiga EN 18 sobre a bacia do Rio Zêzere, liga Tortosendo, Boidobra e Ferro/Peraboa. Neste local foi edificado um pequeno parque de campismo e um restaurante onde pode repousar e apreciar a gastronomia local.

Estando em plena Cova da Beira, encaixada entre as Serras da Estrela e da Gardunha, encontra-se aqui um microclima ótimo para a produção de frutas, em particular o pêssego, o que caracteriza toda a paisagem envolvente. Este cenário frutícola mistura-se com pastagens amplas, de suporte à outrora grande indústria dos lanifícios que caracteriza esta região, como comprovam os muitos armazéns existentes. A freguesia do Tortosendo é um dos exemplos da antiga influência da indústria dos lanifícios na economia destas populações, que outrora enchiam de vida as aldeias que bordejam a serra.

DESCRIÇÃO DO PERCURSO

Deixando este local, o percurso atravessa a Ponte Pedrinha e acompanha o alcatrão até à entrada do acesso à A23. Daqui, a GRZ mantém-se perto do rio, passando primeiro ao lado do Parque Industrial do Tortosendo e depois por baixo da linha férrea, para seguir por caminhos agrícolas ao longo da margem até ao Peso, cruzando antes a estrada de acesso ao Dominguizo.