https://www.traditionrolex.com/41

Eventos

Não perca pitada...

Tosquia de Ovelhas no Museu de Lanifícios

Loading Map....
Museu dos Lanifícios
Calçada do Biribau - Covilhã
Eventos
40.2769278 -7.507742699999994

Data / Hora
11/06/2024
10:00 - 13:00

Localização
Museu dos Lanifícios

Categorias


TOSQUIA DE OVELHAS NO MUSEU DE LANIFÍCIOS DA UBI
11 JUN 2024 (10h-13h)

As ovelhas de raça churra mondegueira regressam ao Museu para a sua tosquia anual.
Esta operação tão necessária irá decorrer no dia 11 de junho, terça-feira, entre as 10h e as 13h, na Real Fábrica Veiga, em que todos os interessados poderão assistir.

O Senhor Daniel Anastácio, da Lameagro – Sociedade Agrícola, Lda. (Peraboa), com a sua experiência como tosquiador, irá retirar a lã das ovelhas para o seu aproveitamento comercial e também para o bem-estar e conforto dos animais, principalmente para os proteger do calor excessivo nos períodos mais quentes do ano. Também é verdade que, se as ovelhas não forem tosquiadas, a lã crescerá continuamente e o peso do animal aumenta resultando na perda de mobilidade.
Iremos receber cinco ovelhas mondegueiras, uma das raças de ovinos autóctones e uma das mais primitivas da Península Ibérica. Pressupõe-se que antigamente fosse a raça mais disseminada na Beira Alta, sobretudo na zona meridional do distrito da Guarda.

Esta iniciativa destina-se às escolas, às famílias e ao público em geral, porque, de facto, é muito interessante apreciar a técnica, as ovelhas com lã e depois de tosquiadas e a própria fibra lã ainda por lavar e classificar. A seguir vem todo o processo de transformação da lã em tecido que pode ser apreciado no Museu.
A “Tosquia 2024” conta com o apoio da Lameagro (Peraboa) e da Sanicove e, no âmbito do Projeto “Rota da Lã Educa”, o apoio financeiro do Turismo de Portugal.

A participação nesta iniciativa implica a inscrição para o telefone 275 241411 e para o e-mail muslan@ubi.pt.

Para saber + sobre as ovelhas de raça churra mondegueira consulte o link