https://www.traditionrolex.com/41

Eventos

Não perca pitada...

Dia Internacional dos Museus

Loading Map....

Data / Hora
18/05/2022
17:00

Localização
Museu da Covilhã

Categorias


MC2 – Movimentos Culturais Coletivos
“O PODER DO MUSEU” DA COVILHÃ
Com António dos Santos Pereira

No próximo dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, terá lugar mais uma tertúlia informal sobre Arte e Cultura, intitulada MC2 – Movimentos Culturais Coletivos.
O evento decorre pelas 17:00 horas, na sala multiusos do Museu da Covilhã, com a participação do Professor Doutor António dos Santos Pereira, Comissário Científico do Projeto Museográfico deste espaço cultural.
No espaço de discussão alicerçado sobre o tema “O Poder do Museu”, além do seu ponto de vista acerca do facto de que “tudo num museu se deve encontrar voltado para o futuro”, António dos Santos Pereira irá revelar a missão nuclear intuída no Museu da Covilhã e que se prende com o objetivo de o tornar “um Centro Vivo de Cultura com uma presença proativa junto de todos, particularmente dos mais jovens, mas devendo tornar-se recetor de espólios qualificados, que, não cabendo nas atuais instalações, devem apontar aos seus responsáveis um futuro projeto polinuclear que inclua áreas oficinais de património material e imaterial, de exposição e de animação cultural”.

MUSEU DA COVILHÃ – Instalado num edifício da autoria de Ernesto Korrodi, o Museu da Covilhã dedica-se a apresentar o vasto e diverso património do concelho. Esta recente infraestrutura pretende funcionar como um espaço educativo, turístico e imersivo, ao mesmo tempo que inova pela priorização da acessibilidade, da inclusão e da democratização no acesso à arte e à cultura.
TERTÚLIAS CULTURAIS MC2 – Este espaço de discussão e criação foi desenvolvido na perspetiva do enriquecimento cultural e desenvolvimento do sentido critico e artístico. O objetivo passa por explorar e expandir o que habitualmente é oferecido aos visitantes, alcançando e trabalhando com os públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas.