https://www.traditionrolex.com/41

Nave da Mestra

PNSE - Serra da Estrela
Foto, Trilhos e Ideias

Sejam bem vindos indos à Nave da Mestra, um dos lugares mais bonitos e mágicos do planalto. Aos 1700 metros de altitude parecendo uma nave gigantesca, é daqueles lugares bem escondidos nas entranhas da Serra da Estrela,de campos verdes ladeados por blocos graníticos fraturados que, a sério, metem mesmo medo. Ao fundo, um pequeno riacho dá, contudo um ar bucólico a toda a cena.

Ao fundo vê-se bem a depressão do Vale Glaciar e sabemos que à direita, metido entre “cântaros” está o Covão da Ametade. A Nave da Mestra é também conhecida como Nave da Barca devido ao grande penedo que se por lá se pode observar e que tem a forma de um barco.

A Nave da Mestra serviu, desde idos tempos, como abrigo a pastores e seus rebanhos. Hoje, além dos pastores abriga também montanheiros que aqui se refrescam e retemperam força. Para chegar à nave, quem vem do lado de cima tem de atravessar uma fenda gigantesca que se abre de cima a baixo do penedo.

Na nave há uma construção que chama à atenção e que destoa nesta explosão de natureza. Reza a história que um Juiz, o Dr. Matos, construiu ali a sua casa de férias de Verão em 1910. A sua construção foi concretizada pela mão-de-obra vinda de Manteigas em cima de mulas por um caminho que ainda hoje existe, ajudada por macacos hidráulicos utilizados para levantar as gigantes pedras, incluindo aquela que faz de telhado à casa. A obra foi abandonada à sua sorte…

Há ainda uma curiosidade, diz-se que por estas bandas, neste lugar isolado, se reuniram muitos republicanos nas suas lutas contra o regime monárquico.

 

 

 

Lugar relacionado