Museu de Arte Sacra

Av. Frei Heitor Pinto 9, 6200-176 Covilhã

Horário de Funcionamento

  • Terça a Domingo: 10:00 – 18:00
  • Fechado: Segunda-feira


Informação Geral

 

O Museu de Arte Sacra, é uma parceria entre a Câmara Municipal e o Arciprestado da Covilhã, que permitiu devolver peças do culto religioso à cidade.

Serviu de residência a Maria José Alçada, que o ofereceu à cidade, na condição de ali funcionarem serviços de cariz cultural. O edifício projetado por Raul Lino, conhecido arquiteto, fundador da Academia Nacional de Belas Artes,  também responsável por obras, como o Hotel Tivoli em Lisboa, Casa do Cipreste, em Sintra entre outros.

Este museu com traça arquitetónica do inicio do séc. XX representa a tradição portuguesa da época.

Com uma área de exposição de 850mé possível encontrar coleções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria. No seu espolio destacam-se várias peças relacionadas com a história da cidade, como o Relicário do Santo Lenho ou a imagem de Cristo Deposto oferecido no século XVI por João Fernandes Alvares Cabral ao Convento de S. Francisco. De salientar ainda, na exposição, peças singulares como a imagem de Nossa Senhora das Almas ou o Menino Jesus da Cartolinha.

Além das salas de exposição permanente, possui uma sala e pátios exteriores onde se realizam ao longo do ano variadíssimas exposições temporárias.

Lugar relacionado