https://www.traditionrolex.com/41

Cascalheira do Alto da Pedrice

PNSE - Serra da Estrela

O Alto da Pedrice/ Poio da Cabeça é uma montanha na serra da Estrela a sudeste do maciço central. Esta montanha fica localizada quase exclusivamente no concelho da Covilhã.

O cume desta montanha fica entre as freguesias de Unhais da Serra e Cortes do Meio ambas no concelho da Covilhã.

O Alto da Pedrice é drenado para o rio Zêzere, afluente do Tejo, quer diretamente por pelo Zêzere como acontece nas vertentes a noroeste, quer através de ribeiras que desaguam no Zêzere como a Ribeira de Cortes no vertente sudeste e a Ribeira de Alforfa na vertente sudoeste.

A cascalheira do Alto da Pedrice constitui um depósito de clastos de granito que cobre a vertente oriental do setor superior da ribeira de Alforfa. A origem desta formação geológica encontra-se na fragmentação das rochas pelo gelo. Quando a água que se infiltra nas fissuras da rocha gela, aumenta de volume, gerando pressões internas elevadas que provocam a sua partição, designando-se por crioclastos os fragmentos resultantes.

Com 1758 metros de altitude o Alto da Pedrice não é apenas a 2ª montanha mais alta da serra da Estrela como também a 2ª montanha mais alta de Portugal Continental.

O cume desta montanha só é acessível a pé. O percurso mais fácil para chegar ao cume começa junto ao parque de estacionamento, dos Piornos, junto à bifurcação da estrada que vai de Seia para Covilhã ou Manteigas. A partir do parque de estacionamento são pouco mais de 2,5 km até ao cume. Existe um trilho que pode ser usado, mas perto do cume o trilho desaparece.

O topo da montanha é planáltico, mas as encostas sul e oeste da montanha são muito íngremes, A encosta oeste do Alto da Pedrice/ Poio da Cabeça apresenta a particularidade de estar coberta de rochas soltas de origem glaciária e é conhecida pelo nome de Encosta do Diabo.

Desde o topo tem-se uma vista privilegiada para a Estrela/Torre, podendo ver-se o maciço central e a barragem do Covão de Ferro.

Lugar relacionado