Biblioteca Municipal da Covilhã

R. Conde da Ericeira 25

Horário de Funcionamento

  • Segunda a Sexta: 10h00 às 18h30
  • Fechado: Sábado e Domingo


Informação Geral

A Biblioteca Municipal da Covilhã é um serviço multifuncional e centenário na cidade, que pertence à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e à Rede de Bibliotecas Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Contém um fundo documental com cerca de 90 mil volumes onde se incluem monografias, publicações periódicas, obras de referência e material audiovisual. O atual edifício foi inaugurado em 2000, na sequência da transferência do fundo bibliográfico para as novas instalações. A par da inovação tecnológica, a democratização e a inclusão no acesso à leitura são trabalhadas através da remodelação e da modernização constante dos seus serviços.

A Biblioteca é um agradável espaço para usufruto dos seus utilizadores, dispondo de várias salas de leitura e de salas polivalentes. No mesmo edifício encontram-se instaladas outras valências, como o Espaço Internet e o Centro “Eu Sou Digital”, direcionados para a utilização de computadores e para a capacitação de públicos no âmbito da literacia digital. Através da Biblioteca são desenvolvidas atividades como o Café Literário, a Hora do Conto, as Visitas ao Museu do Conto, a Mala Pedagógica C3D, entre outras exposições, conferências, colóquios, sessões de cinema, workshops e apresentações de livros. Com vista à promoção da leitura e da cultura fora de portas, são criadas iniciativas como a Cabine de Leitura (Altice), as sessões de leitura em espaços culturais concelhios (Casa da Cultura José Marmelo e Silva), e a descentralização dos serviços de biblioteca através da criação de pequenos polos situados em espaços estratégicos (Piscina-Praia e Banda da Covilhã).

Enquadrados no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, com dependência direta da área da Educação, encontram-se também instalados, no mesmo edifício, o Espaço dos Sentidos e o Espaço C3D Makerspace.
O Espaço dos Sentidos é composto por duas salas multissensoriais de estimulação cognitiva, que dão uma resposta terapêutica a quadros clínicos e a necessidades especiais de aprendizagem, recorrendo à terapia Snoezelen. Consiste num laboratório sensorial de atividades didáticas, que fomenta a motivação na aprendizagem e se constitui como uma importante ferramenta na diversificação de métodos de trabalho e de abordagem de conteúdos, com vista à promoção do sucesso educativo de alunos e de grupos de risco.
O Espaço C3D Makerspace beneficiou do impulso da designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO, na área do Design. É um projeto de intervenção socioeducativa alicerçado no Ensino, no Design e na Inclusão social, que tem como público-alvo os alunos de todas as escolas do concelho. Ambiciona a promoção do sucesso escolar e a capacitação das faculdades de raciocínio, reflexão e espírito crítico, nos âmbitos da cidadania ativa e da educação não-formal. O espaço desperta o interesse pela estética, pelo património e pelas vertentes histórico-cultural, através de aprendizagens diferenciadoras e de técnicas de mediação inovadoras. Em parceria com o Espaço dos Sentidos, o C3D Makerspace apoia o público infantojuvenil com necessidades educativas especiais através do Plano para o Desenvolvimento Cognitivo e Criativo.

Visitas Guiadas
Comunidade em geral e comunidade escolar
As visitas guiadas pretendem dar a conhecer os serviços e recursos de informação: promover a Biblioteca Municipal como um agente de desenvolvimento cultural, social e educativo da região.

Lugar relacionado