Arquivo Municipal da Covilhã

Horário de Funcionamento

  • Segunda a Sexta: 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
  • Fechado: Sábado e Domingo


Informação Geral

O Arquivo Municipal da Covilhã, espaço de memória de toda uma região, tem como missão a preservação, identificação e divulgação do Património Arquivístico do concelho garantindo uma maior e melhor preservação do acervo documental, procurando tornar acessível o estudo das raízes da identidade covilhanense a todos os interessados na história do concelho, de forma a promover e valorizar o seu património histórico e documental.

O Arquivo Municipal possui um espólio documental de elevado valor histórico, bem representativo de toda uma sociedade e respetiva região. Os vários documentos que aqui se encontram, servem de fonte de informação para a história do concelho. Do espólio arquivístico da edilidade destacam-se o Foral Manuelino, datado de 1510 e a Carta Régia de D. Luís I elevando a vila da Covilhã à categoria de cidade, ainda nas coleções um conjunto de pergaminhos medievais. O espólio documental vai desde o séc. XII até à atualidade. O documento mais antigo data de 1215, e é um pergaminho relativo à disputa da antiga vila de Caria, entre a autarquia Covilhanense e o Bispado da Guarda.

Visitas Guiadas
Comunidade em geral e comunidade escolar
As visitas guiadas ao Arquivo Municipal pretendem divulgar a importância do mesmo para a conservação e preservação do património documental para a História da Covilhã: sensibilizar os alunos para o papel da memória coletiva para a construção da identidade. Estas visitas guiadas são feitas aos vários espaços onde serão prestadas informações relacionadas com a organização arquivística e tratamento técnico de conservação dos fundos existentes no arquivo. Far-se-á a atividade de Arquivista por Dia para o participante passar pelas várias etapas de tratamento arquivístico de um documento histórico.

 

 

 

Lugar relacionado