Área de Descanso da Ponte Alvares – Parque Campismo do Tortosendo

Tipo: Pedestre Linear; Distância: 5,4 Km

Duração Média: 1h15m (pedestre) 30m (BTT)

A Ponte de Alvares situa-se entre a freguesia do Ferro e a Freguesia de Peraboa, ligando estas duas localidades à cidade da Covilhã. Esta zona do rio foi outrora utilizada como praia fluvial pelas populações vizinhas, na qual as famílias se juntavam para pescar, fazer um piquenique, ir a banhos ou mesmo lavar a roupa.

Centro Interpretativo da Cereja, na vila do Ferro, é um espaço que foi criado na zona central e histórica da vila, numa casa em pedra totalmente remodelada e que destaca um dos produtos mais representativos da Cova da Beira. O Centro encontra-se aberto ao público e proporciona visitas guiadas aos cerejais, colheita de cerejas e visita a empresas de transformação. Possui ainda uma loja onde são promovidos todos os derivados de cereja: licores e compotas, entre outros. Na vila de Peraboa, o Museu do Queijo permite conhecer o processo de fabrico de um dos melhores queijos do mundo: o queijo Serra da Estrela, iguaria apreciada e reconhecida internacionalmente.

DESCRIÇÃO DO PERCURSO

Após atravessar o rio, a GRZ aproxima-se da autoestrada pela estrada de alcatrão. Seguindo agora por estradas de terra, o percurso acompanha-a e possibilitando-nos uma perspectiva distante sobre a encosta sul da Serra da Estrela. Após deixar a proximidade da A23 encontra pouco depois o parque de campismo do Tortosendo, já na margem do rio.